Porque é que a contabilidade da sua empresa é importante?

contabilista em Setúbal

Parte I – A contabilidade é determinante para toda as empresas, qualquer que seja o setor de atividade.

Os anos de experiência que acumulámos nesta atividade demonstram que, a maior parte das vezes, particularmente nas micro e pequenas empresas, mesmo em muitas médias empresas, não se dá suficiente importância aos serviços de contabilidade. Na prática, o resultado é ausência de informação útil atempada que permita ao empresário tomar decisões informadas, quer no curto prazo, quer a médio longo prazo.

Vivemos hoje um clima de muita incerteza económica, agudizada pelos efeitos da pandemia, provavelmente ainda mais graves que os da última grande crise financeira de 2008-2009, que perdurou até 2012-2013. Neste contexto que todos vivemos, torna-se ainda mais vital, mais importante, ter acesso rápido e fidedigno às informações atualizadas, por exemplo da conta de resultados da sua empresa, das margens do negócio, brutas e líquidas, do balanço, em detalhe dos ativos e passivos e ainda a análise ao fluxo financeiro da sua empresa.

A contabilidade da sua empresa permite ter acesso a dados que, consolidados, constituem o painel de controlo que lhe permite identificar  os fatores que estão a influenciar positiva ou negativamente os resultados, os indicadores de performance mais favoráveis ou desfavoráveis, dados essenciais para uma análise baseada em dados reais e não em suposições, pois só assim pode verificar e corrigir.

empresa de contabilidade, empresa de contabilidade margem sul

É possível, mesmo quando problemas financeiros ocorrem, tomar decisões fundamentadas e em tempo útil de modo a evitar que tais problemas se agravem.

Os “sinais vitais” que uma contabilidade financeira fiável e responsável lhe oferece, são sempre determinantes para ajudá-lo a reorientar o rumo, tomando decisões acertadas que evitem males maiores, que ajudem á recuperação ou que contribuam para a consolidação do crescimento.

A contabilidade conta e conta muito para a sua empresa.

Veja a próxima notícia sobre alguns dos sinais a que deve dar especial atenção.